2º CONADIPPP

2° CONADIPPP - CONGRESSO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE DIREITO, PERÍCIA, PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA

APRESENTAÇÃO

O 2° CONADIPPP- CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO, PERÍCIA, PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA, promovido pelo IUEJ- Instituto Unificado de Ensino Jurídico é um evento consagrado na área e acontecerá nos dias 30 e 31 e 6 de julho de 2021 sendo 100% online e ao vivo em tempo real. Ficando depois o acesso por 30 dias. O evento contará com a participação de 15 palestrantes de renome nacional na área de Direito, Psicologia, Psiquiatria e Perícia. O Congresso busca promover discussões sobre a área de Direito, Psicologia, Psiquiatria e Perícia, em relação aos desafios contemporâneos de nossa sociedade. Trata-se de viabilizar um espaço de debate e divulgação técnico- científica junto à comunidade acadêmica, estudantes, discentes, profissionais e áreas afins, fomentando uma reflexão sobre os temas de cada um dentro da temática do Congresso. Nesta edição, pretende-se ampliar ainda mais os diálogos com outras várias áreas do conhecimento em relação ao tema do Congresso com suas características respeitando suas correlações históricas, socioeconômicas, culturais e políticas. Para ter acesso a programação e realizar sua inscrição acesse o site: www.iuej.com.br.

 

PÚBLICO ALVO

O evento é destinado a estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Direito, Psicanálise, medicina, Psiquiatria, serviço social, Psicoterapia, terapia ocupacional, professores, enfermagem, biomedicina, Profissionais de segurança Pública, Peritos e demais interessados em aprender ou aprofundar os conhecimentos na área.



CERTIFICADO

40h de atividade complementar

 

LAUDEMIRO NETO

TEMA: Os sistemas Processuais penais e seus princípios reitores: As mudanças ocorridas no CPP a partir do pacote anticrime.

Advogado e Professor Universitário (Direito Penal e Processual Penal); Pesquisador CNPq; Presidente da Comissão Especial de Segurança Pública - OAB CARUARU; Mestre em Direito pela UNICAP; Especialista em Ciências Criminais pela ASCES. Especialista em Direito Constitucional, em Direito Penal e Direito Processual Penal, todas pela Faculdade Damásio de Jesus.

 

LÍVIA BARROS

TEMA: Violências ao feminino: sofrimento e adoecimento psíquico em mulheres.

Professora horista dos cursos de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia da Universidade Tiradentes; Doutora em Educação pela PUC/RS 2016.1; Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-UNIT 2011/2; Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes- UNIT 2009/1; Possui grande interesse sobre Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação e Psicologia Social; Atualmente leciono as disciplinas: Processos Psicológicos Básicos III, Psicologia do desenvolvimento Humano II, Projetos de Intervenção Psicossocial, Introdução a Psicologia, Práticas em Psicologia I (Psicologia). Psicologia da saúde (Odontologia e Fisioterapia); Atuou como tutora da Residência em Saúde Coletiva Secretaria da Saúde/Ministério da Saúde/ UNIT(2013-2016); Foi tutora da pós-graduação em EaD, em setembro e dezembro 2010-2 das disciplinas A Mediação em EaD: Instrumentos e Papéis de alunos, docentes e tutores; Identidade e linguagem na EaD; julho 2011-2; Teorias da aprendizagem em EaD. Participou também durante 2007-2/ 2008-1 como voluntário em iniciação científica, em agosto de 2008-2/ 2009-1 como bolsista do Cnpq.



MARIA CONSENTINO

TEMA: Como a lei Maria da Penha despertou a sociedade Brasileira.

Juíza de Direito; Idealizadora do programa Desperte; Especialista em Direito sob a perspectiva de Gênero e Lei Maria da Penha.

 

CHRISTIAN COSTA

TEMA: A natureza dos crimes sexuais

Psicólogo Criminal e Perito Forense; Doutorando pela PUC-SP; Mestre pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo; Especialização em Terapia Cognitiva; Tem suas análises passadas no programa Anatomia de um crime na NETFLIX e SBT.

 

LILLIAN BARBOSA

TEMA: Perícia criminal: das cenas dos crimes ao laboratório de entorpecentes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe; Tem mestrado em Química pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto (FFCLRP-USP); Atualmente é Perita Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica, desenvolvendo suas atividades no Laboratório de Análise de Entorpecentes do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Campinas/SP; Tem experiência em perícias de locais de crime, análise de drogas ilícitas e exame de resíduos de disparo de arma de fogo.

 

THOMPSON CARDOSO

TEMA: Técnicas de entrevista, interrogatório e detecção de mentiras

Professor de Inteligência Policial da Academia Superior de Polícia Civil do RS; Professor convidado da Escola Superior de Polícia de Goiás e da Secretaria de Segurança Pública do RS; Professor da Escola Superior do Ministério Público e do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Formação do MP; Professor nas Escolas Judiciária do PI e RR, na Escola de Administração Fazendária da Receita Federal-RS, na Universidade Banco do Brasil MAPFRE-SP, na Universidade do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – RS, na Escola Itaú-Unibanco de Negócios-SP, na Controladoria Geral da União – DF, e no Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Estado do RJ, no tema específico de Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras; Em 2008 ministrou o primeiro curso de Técnicas de Entrevistas, Interrogatório e Detecção de Mentiras em Porto Alegre – até fevereiro de 2021 ministradas 233 edições.



KARINE BELMONT CHAVES

TEMA: Tratamento penal e mulheres presas

Licenciatura e Formação de Psicóloga pela USC (1999). Especialização em Psicologia Clínica pela USP (2001). Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE (2013). Doutoranda pelo mesmo programa interdisciplinar da UNIOESTE. Funcionária Pública Estadual SESP/DEPEN - PR.

 

MARIA HELENA

TEMA: Avaliação Psicológica no contexto Forense

Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Docente em cursos de pós-graduação na UNI-RN, e em cursos de psicologia na Universidade Potiguar; Psicóloga no campo de orientação profissional no setor público, atuando também como supervisora acadêmica e em processos clínicos diagnósticos na área de avaliação psicológica; Linhas de atuação e interesses: avaliação psicológica, especialmente o Método de Rorschach, psicologia do trabalho e psicologia jurídica.

 

INÊS REHDER

TEMA: Identificação forense de falantes: perícia de voz e fala.

Fonoaudióloga Clínica e Forense; Especialista em Voz e em Patologias da Comunicação; Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - UNIFESP/EPM; Docente e coordenadora dos cursos de Identificação Humana Forense e Perícia Fonoaudiológica do CEFAC; Membro do CONPEJ E APEJESP.

 

JOSÉ BRASILEIRO DOURADO

TEMA: Estatuto do deficiente e repercussões na perícia de responsabilidade civil.

Médico psiquiatra forense com residência médica em psiquiatria pela UFPB e residência médica em psiquiatria forense pela UfCSPA; Especialista em psiquiatria e em psiquiatria forense pela ABP/AMB; Membro da câmara técnica de psiquiatria do CRM; Perito forense da penitenciária de psiquiatria forense da Paraíba; Professor do curso TPMED treinamento em perícias; Professor de psiquiatria do Unipê; Supervisor e preceptor da residência médica de psiquiatria da UFPE; Preceptor da residência médica de psiquiatria da UFPB; Mestre em saúde coletiva.

 

REUEL TERTULIANO

TEMA: Psicose e Psicopatia: comportamentos diferentes implicações distintas.

Médico psiquiatra, graduado em Direito, Professor Universitário.

 

ANDREYA STANGER

TEMA: Abuso sexual infantil na internet.

Psiquiatra Possui graduação em Bacharelado em Informática - Faculdades Positivo (1992); graduação em Administração de Empresas pela Associação Internacional de Educação Continuada – AIEC (2007); Especialista em Marketing (1994); especialista em Metodologia do Ensino (1996); especialista em Programa Especial de Formação Pedagógica (2002); especialista em Administração com ênfase em Criminalística (2012); mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002); Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2013) ; Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009); Atualmente está fazendo os seguintes cursos de pós-graduação: Psicologia Sexual, Terapia Sistêmica e Cyber Forensics; Possui mais de 100 cursos de extensão e atualização, incluindo curso na Interpol; Atualmente é tutora de cursos EAD da Academia Nacional de Polícia, professora e coordenadora de cursos de pós-graduação da União Educacional do Norte (UNINORTE) e Blu Ead e servidora pública federal; Departamento de Polícia Federal onde atua como Perita Criminal Federal. Pesquisadora e corresponsável pelo grupo de Pesquisa em Criminalidade Organizada Cibernética da Academia Nacional de Polícia (ANP) da Polícia Federal onde desenvolve pesquisas de prevenção em crimes de abuso sexual infantil; Tem experiência na área de Ciência da Computação e Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos, Gestão, Segurança da Informação, Crimes Cibernéticos e Novas Tecnologias.

 

MARIANA DA SILVA FERREIRA

TEMA: Violência sexual e perícia médico legal

Graduação em Medicina pela Universidade de Marília-Unimar; Residência Médica em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Faculdade de Medicina da USP; Especialização em Sexualidade Humana e Bioética pela Faculdade de Medicina da USP; Mestranda da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; Título de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM; Professora concursada da Academia de Polícia do Estado de SP; Docência em Medicina Legal, Perícia Médica e Ciências Forenses; Médica Legista da Sexologia Forense do Programa Bem Me Quer de SP, durante 10 anos; Assistente da Diretoria Técnica do IML do Estado de SP; Coautora do livro “Educando Filhos para a Vida”: capítulo sobre prevenção à violência sexual; Coautora do livro “Bioética, Direito e Medicina”: capítulo sobre perícia sexológica; Fundadora da ação social de prevenção à Violência Sexual, Pródigs.

 

IONE BARBOSA

TEMA: O enfrentamento da mentalidade machista nos feminicídios

Possui Graduação em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Junior (1997); Pós-graduação, em nível de Especialização, pela Universidade de Itaúna, em Tutela dos Direitos Subjetivos (1999); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo como tema de dissertação o fenômeno da violência contra a mulher e o papel-chave da Lei Maria da Penha como instrumento para enfrentar e superar esse problema social; Atuou como Advogada em Juiz de Fora e Região; Foi Procuradora do Município e atuou como Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora; Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, tornou-se Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Como Delegada, atuou no 14º Departamento de Polícia Civil (com Sede na cidade de Curvelo), sendo designada como Delegada das Cidades de Buenópolis, Augusto de Lima e Joaquim Felício. Foi homenageada pelas Câmaras Municipais dessas 03 cidades; Por indicação da Delegada-Chefe do 14º Departamento de Polícia Civil, recebeu a "Medalha Willian Silva Nunes", outorgada pela Associação dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Em Juiz de Fora, esteve à frente da 7ª Delegacia de Polícia Civil - responsável pela Região Central da cidade e adjacências e da 4ª Delegacia de Polícia Civil, responsável por toda a Região Sudeste de Juiz de Fora e pelos Municípios de Chácara e Coronel Pacheco. Esteve também à frente da Delegacia de Trânsito e, logo em seguida, passou a atuar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM-JF; Em 2016, recebeu da Câmara Municipal de Juiz de Fora a Menção Honrosa pelo Dia Internacional de Mulher; Por indicação da Prefeitura de Juiz de Fora, recebeu, no ano de 2016, o Troféu Mulher Cidadã, na modalidade Justiça; Por indicação da Câmara Municipal de Juiz de Fora, recebeu, no ano de 2017, a Medalha do Mérito Legislativo, na modalidade Mérito Excepcional; É Professora de Direito Penal e de Direito Processual Penal, tendo lecionado tais disciplina no Curso de Direito da UNICSUM – Centro Universitário do Sudeste Mineiro; É a atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Como Delegada, encontra-se hoje atuando na Delegacia de Atendimento à Mulher – DEAM, em Juiz de Fora, na qual vem desenvolvendo um trabalho em parceria com a Casa da Mulher e com a Polícia Militar na defesa e na promoção da dignidade e da cidadania das mulheres; Ao longo dos últimos, anos tem atuado como conferencista em Juiz de Fora e toda Região, abordando a temática da violência contra as mulheres, as crianças, os adolescentes e os idosos; Nas eleições municipais de 2020, foi candidata a Prefeita de Juiz de Fora e obteve 56.699 (cinquenta e seis mil seiscentos e noventa e nove votos), ficando apenas 1% dos votos atrás do segundo colocado.

 

18H - PAULO FURTADO

TEMA: Os transtornos mentais como uma causa limitadora da imputabilidade.

Delegado de Polícia; Escritor; Professor de Direito Penal e Medicina Legal.



  • 2° CONADIPPP - CONGRESSO NACIONAL INTERDISCIPLINAR 14 horas e 41 minutos e 12 segundos