INTERPRETAÇÃO DOS DESENHOS INFANTIS EM CASOS DE SUSPEITA DE VIOLÊNCIA

PROGRAMAÇÃO

  • Compreendendo a violência contra criança e adolescente;
    - Os diferentes formatos de violência;
    - Estatuto da Criança e do Adolescente;
    - O desenho livre como recurso de investigação de violência;
    - Entendendo o Desenho e seus mecanismos;
    -Lendo os desenhos;
    - Principais características dos desenhos produzidos por crianças vítimas de violência;
    - O enfrentamento da violência infantil e o papel da escola; 

MINISTRANTE

PATRÍCIA BARAZETTI

Graduada em Psicologia;
Especialista em Intervenções Psicossociais;
Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo, pesquisa e atua na área da saúde mental, em demandas sociais incluindo suas diversas formas de violência. Mestranda em Psicologia criminal;
Presta serviços de Assessoria técnica e Pericia Forense, em casos de grande repercussão nacional e internacional envolvendo homicídios em série entre outras demandas. Especialista em Intervenções Psicossociais;
Membro do grupo de Pesquisa Educação Estética e Imaginário (CNPQ)

 

PÚBLICO ALVO

Competência técnica: Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Profissionais da Rede de Atendimento
Conhecimentos relacionados: Identificação da violência contra a crianças e adolescentes, o desenho e seus símbolos, a leitura dos desenhos no rompimento do ciclo de violência.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Proporcionar aos participantes compreensão e contato com a produção do desenho, percorrendo as diversas teorias que demonstram e apontam os desenhos como expressão de manifestações inconscientes, propiciando assim que a leitura dos desenhos funcione como uma barulhenta sirene em casos de violência infantil, na busca de enfrentamento ao ciclo da violência.

Objetivos Específicos
- Identificar os sinais e sintomas apresentados por vítimas de violência infantil;
- Compreender o percurso da rede de atendimento em casos de violência infantil;
- Conhecer a leitura dos desenhos dentro das teorias do inconsciente e seus símbolos;
- Reconhecer as possibilidades de rompimento do ciclo da violência quando identificada e encaminhada de maneira adequada a rede de atendimento;
- Dominar as técnicas da leitura de imagens;
OBS: *Este curso não é técnica exclusiva do Psicólogo e não advém de nenhuma ferramenta exclusiva deste profissional, trata-se de um curso direcionado à qualquer profissional dedicado ao enfrentamento da violência infantil.

Certificado

20h de atividade complementar

  • INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS INFANTIS 2 horas e 30 minutos e 38 segundos